O que é meta SMART e como aplicar na sua empresa
A meta SMART é um método de definição de metas dividido em 5 fatores. Mas a princípio, por que é importante definir metas?
Ao estabelecer metas tanto pessoais, como profissionais, temos uma direção dos nossos esforços em busca dos objetivos desejados. Dentro de um ambiente corporativo, a definição de metas pode aumentar significativamente a produtividade dos funcionários e colaboradores, consequentemente trazendo melhores resultados para a empresa.
SMART é um acrônimo em inglês que significa Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Relevant (Relevante) e Time Based (Temporal). Estes critérios ajudam a definir seus objetivos de forma clara e efetiva.
Cada uma destas letras, tem sua definição específica, sendo necessário o entendimento individualmente:
- Específico: Seu objetivo deve ser claro e específico, descrevendo em detalhes a meta que deve ser atingida.
- Mensurável: Para que sua meta seja mensurável, é necessário determinar uma métrica ou um indicador para avaliar o seu progresso.
- Atingível: Por mais que você goste de desafios, tenha em mente uma meta realista e alcançável, levando em consideração seus recursos e habilidades disponíveis.
- Relevante: Mantenha sua meta sempre alinhada com os objetivos e estratégias da organização e/ou projeto.
- Temporal: Define um prazo para chegar ao objetivo final da sua estratégia, assim você sempre terá foco e motivação para alcançá-lo.
A Meta SMART visa aumentar a eficiência, com maior produtividade, organização e controle, além de uma melhor gestão do tempo e dos recursos disponíveis. Além disso, essa metodologia estabelece os seus objetivos de maneira mais inteligente, utilizando as ferramentas e tecnologias disponíveis de forma estratégica e consciente. Ao adotar essa abordagem, é possível obter resultados expressivos e promover uma cultura de inovação e excelência.








